Continua após a publicidade..

Descubra o segredo para fazer esse delicioso pavê de leite em 4 passos

Pavê de leite é uma sobremesa típica da culinária brasileira, que consiste em camadas de biscoitos umedecidos em leite e creme de leite condensado. O nome pavê vem do francês “pavé”, que significa “pavimento”, pois a sobremesa se assemelha a um piso de pedras. O pavê de leite é uma das variações mais simples e populares do pavê, mas existem muitas outras formas de preparar essa delícia, usando frutas, chocolate, coco, doce de leite e outros ingredientes.

Como fazer pavê de leite?

Para fazer pavê de leite, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

Continua após a publicidade..
  • 2 latas de leite condensado
  • 2 caixas de creme de leite
  • 4 xícaras de leite
  • 2 colheres de sopa de amido de milho
  • 1 pacote de biscoito tipo maisena
  • Canela em pó para polvilhar

O modo de preparo é o seguinte:

Continua após a publicidade..
  1. Em uma panela, misture o leite condensado, o amido de milho e 3 xícaras de leite. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar e formar um creme. Desligue o fogo e reserve.
  2. Em uma tigela, misture o creme de leite com o restante do leite. Reserve.
  3. Em um refratário retangular, faça uma camada com metade dos biscoitos, umedecendo-os rapidamente na mistura de creme de leite e leite. Espalhe metade do creme de leite condensado por cima dos biscoitos. Repita o processo com o restante dos biscoitos e do creme.
  4. Polvilhe canela em pó sobre a superfície do pavê. Leve à geladeira por pelo menos 4 horas antes de servir.

Veja também:

7 Coquetéis Deliciosos que Você Pode Fazer em Casa

Continua após a publicidade..

Cupcakes Incríveis em Tempo Recorde: Receitas Práticas Para Arrasar na Cozinha!

Quais são os benefícios do pavê de leite?

O pavê de leite é uma sobremesa que pode trazer alguns benefícios para a saúde, se consumida com moderação. Veja alguns deles:

Continua após a publicidade..
  • O leite condensado é uma fonte de cálcio, mineral essencial para a saúde dos ossos e dentes.
  • O creme de leite contém gorduras boas, que ajudam a reduzir o colesterol ruim e aumentar o bom.
  • O biscoito maisena é rico em carboidratos, que fornecem energia para o organismo.
  • A canela em pó tem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e termogênicas, que podem auxiliar na digestão, na prevenção do envelhecimento precoce e na queima de calorias.

Quais são outras receitas com leite condensado?

O leite condensado é um ingrediente muito versátil, que pode ser usado para fazer diversas receitas deliciosas. Aqui estão algumas sugestões:

  • Brigadeiro: um dos doces mais famosos do Brasil, feito com leite condensado, chocolate em pó e manteiga. Pode ser enrolado em bolinhas e passado no granulado ou servido na colher.
  • Pudim: uma sobremesa cremosa e firme, feita com leite condensado, ovos e leite. Pode ser assada em banho-maria ou no micro-ondas, com uma calda de açúcar caramelizado por cima.
  • Cocada: um doce típico da culinária nordestina, feito com coco ralado e leite condensado. Pode ser assada no forno ou cozida na panela, até ficar dourada e crocante.

Quais são as dúvidas mais comuns sobre pavê de leite?

Algumas das dúvidas mais comuns sobre pavê de leite são:

Continua após a publicidade..
  • Posso usar outro tipo de biscoito? Sim, você pode usar o biscoito de sua preferência, como champagne, wafer, amanteigado ou integral. O importante é umedecê-los na mistura de creme de leite e leite, para que fiquem macios e saborosos.
  • Posso fazer o pavê de leite sem levar ao fogo? Sim, você pode fazer uma versão mais rápida e prática do pavê de leite, usando leite condensado cozido na lata. Basta abrir a lata depois de cozida e misturar com o creme de leite. Depois é só montar o pavê com os biscoitos e levar à geladeira.
  • Posso congelar o pavê de leite? Sim, você pode congelar o pavê de leite por até 3 meses, em um recipiente bem fechado. Para descongelar, deixe na geladeira por algumas horas antes de servir.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu a fazer uma deliciosa sobremesa: pavê de leite. Você viu o que é pavê, como fazer a receita, quais são os benefícios e outras opções de receitas com leite condensado. Agora você pode surpreender sua família e seus amigos com essa delícia. Espero que tenha gostado do artigo e que tenha ficado com água na boca. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou opinião, deixe um comentário abaixo. Obrigado pela sua atenção e até a próxima!

Deixe um comentário